Empreender em Arquitetura

No Brasil, quase metade das empresas fecha após 3 anos de atividade. É o que foi divulgado pelo IBGE após pesquisar cerca de 500 mil empresas em 2010. Em dados mais atualizados divulgados pelo instituto, em 2018, o número de empresas fechadas foi maior do que o de empresas abertas. O SEBRAE também divulgou dados alarmantes em pesquisa mais detalhada sobre os diferentes setores, citando que apenas 65% das empresas de arquitetura abertas em 2012 sobreviveram aos primeiros 2 anos.

Mesmo com os avanços nos sistemas tributários, a alta carga de impostos, a falta de planejamento, experiência e capacidade de gestão de quem está à frente da empresa são as principais causas desses fechamentos. Se adicionarmos crises econômicas e, no caso de 2020, uma pandemia que exigiu a adaptação do empresário em tempo recorde, de portas fechadas, esse número foi implacável para grande parte das empresas prestadoras de serviços, como as de arquitetura.

Refletindo sobre esses dados, fica ainda mais significativo poder comemorar, em 2021, os primeiros 3 anos da Morada 31.12 e lembrar quantos desafios foram vencidos para seguirmos firmes com os nossos propósitos, o de entregar excelência e qualidade de vida para os nossos clientes, e pela insistência em defender a valorização da qualidade técnica da profissão.

Sim, temos apenas 3 anos de existência, coincidentemente (ou não) celebrados no dia 30/01/2021, dia em que fechamos o nosso mapa estratégico de inovação para os próximos 18 meses!

Não sei se você sabe, mas a Morada 31.12 é a única empresa do segmento de arquitetura em Brasília certificada pelo Sebrae como #empresainovadora e nos orgulhamos muito de já termos nascido com o DNA da inovação correndo em nossas veias.

E o que significa ser uma EMPRESA INOVADORA?

Empresa inovadora é aquela capaz de mesclar estratégia empresarial com uma cultura forte, sempre voltada para atender as necessidades dos clientes.

E aqui, estamos incansavelmente buscando aprimorar nossos processos, estabelecendo diretrizes a cada período, de forma a garantir a qualidade em todas as etapas do nosso atendimento e de buscarmos ser referência em nosso setor como exemplo de quem seguiu em frente!

Agradeço em especial a Hellen Sathler pela paciência, carinho e dedicação nessa jornada e ao comprometimento da minha equipe. Tem sido incrível empreender em arquitetura!

30/01/21 | Arquitetura, Tendências